Maverick buying: evite desperdícios nas compras

15/05/2015 by in category Gestão de compras, Profissionais de compras tagged as with 0 and 1
Home > Maverick buying: evite desperdícios nas compras > Gestão de compras > Maverick buying: evite desperdícios nas compras

desperdício de dinheiro

Já ouviu falar em “Maverick Buying”? O termo significa “Compra Maverick” e tem sido muito usado nos Estados Unidos para representar um tipo de compra que traz desperdícios financeiros. Para as empresas que têm departamentos de compras isso é assustador!

SAP_Ariba_CB-interview_shutterstock-950x320

Neste artigo vou apresentar a você os conceitos sobre Maverick Buying, como uma forma de tornar seus procedimentos de compras mais eficientes. Acompanhe.

ORIGEM E SIGNIFICADO DO TERMO
O termo Maverick decorre do nome do advogado, político e criador de gado norte-americano Samuel Augustus Maverick (1803-1870). Ele era conhecido por não marcar o seu gado, o que demonstrava sua falta de interesse em cuidar do seu próprio gado, gerando desperdícios financeiros com a perda dos animais . Assim, o gado sem marca ficou conhecido como um gado Maverick. No idioma Inglês , um Maverick é uma pessoa que pensa e age de forma independente, um inconformista ou rebelde.
O Maverick Buying é um termo da gestão de suprimentos, que acontece quando alguém (uma pessoa ou um departamento) compra materiais ou serviços de forma independente, sem incorporar o departamento de compras e suas regras. Em outras palavras, o Maverick Buying é a compra fora dos processos padronizados.

CONSEQUÊNCIAS DO MAVERICK BUYING PARA EMPRESAS
Quando uma empresa compra produtos e serviços sem seguir seus padrões pré-definidos, a probabilidade de desperdícios financeiros é muito grande por vários motivos:
– falta de comparação de preços
– multiplicidade de diferentes fornecedores
– preços mais altos por falta de negociações corretas
– falta de acordos e contratos essenciais

COMO PREVENIR O MAVERICK BUYING
Proíba o Maverick Buying como parte da política da empresa. O componente mais importante para prevenir compras não autorizadas é assegurar que a gestão a adote como política da empresa, e não apenas uma política de compras. Com as políticas da empresa, há uma implicação de que se alguém quebrar as regras deverá ser disciplinado a obedecê-las. Isto serve como um forte elemento que encoraja os funcionários a agirem da forma estabelecida.

Estabeleça processos claros de trabalho. Os processos de compras devem ser muito bem definidos e fáceis de entender. O departamento de compras deve documentar como os bens e serviços devem ser comprados, e esta documentação deve ser uma fonte de referência para qualquer funcionário que precisa fazer uma compra.

Eduque potenciais infratores. É importante ter um programa de treinamento, liderada pelo departamento de compras, que ajuda os funcionários a entenderem quais são os modos aprovados e proibidos nos procedimentos de compras. Muitas vezes, o motivo principal dos funcionários praticarem o Maverick Buying é que eles não têm o conhecimento correto dos procedimentos. Além disso, programas de treinamento permitem que o departamento de compras expliquem porquê é importante adquirir bens e serviços em conformidade com a política da empresa – muitos funcionários não conhecem essa lógica e pensam que as políticas são estabelecidas apenas por causa da burocracia.

Monitore os gastos e tome ações corretivas. Seria perfeito se tudo o que a empresa tivesse que fazer era estabelecer as regras e elas serem seguidas. Mas infelizmente não é assim que funciona. A empresa deve observar constantemente por compras não autorizadas e abordar os infratores. Ao fazer isso, é possível encontrar pontos fracos ou errôneos na política da empresa, nos procedimentos, na comunicação interna, ou até mesmo em um nível mais profundo, revelar funcionários que tenham más intenções.

Espero que sua empresa não corra o risco de ter Maverick Buying, pois como foi explicado, ele é uma forte causa de desperdícios.

Receba artigos de interesse direto em seu e-mail. É só fazer seu cadastro no Blog da Damol

Aproveite para baixar nosso eBook com 101 dicas para otimizar seu departamento de compras. É só clicar na imagem abaixo:

Clique aqui apra baixar o eBook 101 dicas

Add comment

© 2015 . DAMOL . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS